Pagando uma solicitação (encerrando)

Realizar o pagamento ou agendamento dos pagamentos de uma solicitação.

1. Listando as solicitações para pagamento

Após a conferência de estoque ou nos casos em que a solicitação for autorizada sem envio, ela será encaminhada automaticamente para o status Para Pagamento.

Ao clicar, uma lista será exibida com todas as solicitações que precisam de pagamento:

2. Confirmando o valor do pagamento

Ao selecionar uma delas, você verá um resumo dos valores, incluindo:

  • Total dos produtos

  • Valor do frete

  • Valor do incentivo (se houver)

  • Total a pagar

Na sequência, serão exibidas as formas de pagamento disponíveis, conforme configurado na sua conta.

Você poderá clicar em Somar Frete para que o valor do frete seja adicionado ao total a pagar:

3. Informando os pagamentos

Para informar um pagamento, clique sobre o nome do pagamento desejado e preencha as informações exibidas na tela.

4. Criando múltiplos pagamentos na solicitação

Em algumas situações, o cliente pode optar por trocar alguns produtos e devolver outros dentro da mesma solicitação.

Nesses casos, você pode clicar em Dividir em mais pagamentos e informar outra forma de pagamento no mesmo pedido.

Serão exibidos os campos da nova forma de pagamento, onde você poderá preencher os dados correspondentes:

4.1 Inserindo o valor de cada pagamento

Ao dividir o pagamento, será necessário informar o valor de cada forma de pagamento.

O primeiro pagamento virá automaticamente com o valor total devido. Então, edite os valores para distribuí-los corretamente entre os pagamentos criados.

4.2 Conferência dos valores dos pagamentos

A tela exibirá o valor total dos pagamentos inseridos e informará se há diferença a menor ou a maior.

Exemplo de valor faltando:

Exemplo de favor em excesso:

Após deteminar as formas de pagamento, informe se você já realizou os pagamentos e clique em Encerrar Agora.

4.3 Como aparece para o cliente no autoatendimento

O consumidor verá uma lista com quantos forem os pagamentos que você realizou na solicitação.

5. Salvando os pagamentos ainda não realizados

Você pode pré-definir as formas de pagamento para o pedido, deixando-as registradas para serem realizadas futuramente ou para facilitar o trabalho do responsável pelos pagamentos.

Para isso, selecione a forma de pagamento desejada e deixe desmarcado o botão "Pago".

Nesse caso, o botão de finalização aparecerá como Salvar (e não Encerrar).

Ao salvar, a solicitação será movida para o menu "Aguardando pagamento", até que todos os pagamentos sejam marcados como pagos.

Importante: O cliente não é informado sobre o agendamento. Ele só receberá a confirmação de conclusão após todos os pagamentos serem efetivados.

6. Aprendendo cada uma das formas de pagamento

Descubra os detalhes para cada uma das formas de pagamento disponíveis:

7. Encerramento silencioso sem comunicar o cliente

Por padrão, a Troque & Devolva envia uma notificação ao consumidor sempre que a solicitação é encerrada com um pagamento — seja por e-mail ou WhatsApp, conforme suas configurações ativas.

Na tela de encerramento, você verá a opção "Notificar cliente". Se preferir que o cliente não receba a comunicação, basta desmarcar essa opção antes de concluir.

Atualizado

Isto foi útil?