Pagando uma solicitação (encerrando)
Realizar o pagamento ou agendamento dos pagamentos de uma solicitação.
1. Listando as solicitações para pagamento
Após a conferência de estoque ou nos casos em que a solicitação for autorizada sem envio, ela será encaminhada automaticamente para o status Para Pagamento.
Ao clicar, uma lista será exibida com todas as solicitações que precisam de pagamento:

2. Confirmando o valor do pagamento
Ao selecionar uma delas, você verá um resumo dos valores, incluindo:
Total dos produtos
Valor do frete
Valor do incentivo (se houver)
Total a pagar
Na sequência, serão exibidas as formas de pagamento disponíveis, conforme configurado na sua conta.

Você poderá clicar em Somar Frete para que o valor do frete seja adicionado ao total a pagar:

3. Informando os pagamentos
Para informar um pagamento, clique sobre o nome do pagamento desejado e preencha as informações exibidas na tela.
O campo comentário/observação é exibido para o cliente.


4. Criando múltiplos pagamentos na solicitação
Em algumas situações, o cliente pode optar por trocar alguns produtos e devolver outros dentro da mesma solicitação.
Nesses casos, você pode clicar em Dividir em mais pagamentos e informar outra forma de pagamento no mesmo pedido.

Serão exibidos os campos da nova forma de pagamento, onde você poderá preencher os dados correspondentes:

4.1 Inserindo o valor de cada pagamento
Ao dividir o pagamento, será necessário informar o valor de cada forma de pagamento.
O primeiro pagamento virá automaticamente com o valor total devido. Então, edite os valores para distribuí-los corretamente entre os pagamentos criados.

4.2 Conferência dos valores dos pagamentos
A tela exibirá o valor total dos pagamentos inseridos e informará se há diferença a menor ou a maior.
O sistema não impede que você salve com valores incorretos, portanto, fique atento aos avisos exibidos antes de concluir.
Exemplo de valor faltando:

Exemplo de favor em excesso:

Após deteminar as formas de pagamento, informe se você já realizou os pagamentos e clique em Encerrar Agora.
4.3 Como aparece para o cliente no autoatendimento
O consumidor verá uma lista com quantos forem os pagamentos que você realizou na solicitação.

5. Salvando os pagamentos ainda não realizados
Você pode pré-definir as formas de pagamento para o pedido, deixando-as registradas para serem realizadas futuramente ou para facilitar o trabalho do responsável pelos pagamentos.
Para isso, selecione a forma de pagamento desejada e deixe desmarcado o botão "Pago".
Nesse caso, o botão de finalização aparecerá como Salvar (e não Encerrar).

Ao salvar, a solicitação será movida para o menu "Aguardando pagamento", até que todos os pagamentos sejam marcados como pagos.
6. Aprendendo cada uma das formas de pagamento
Descubra os detalhes para cada uma das formas de pagamento disponíveis:
7. Encerramento silencioso sem comunicar o cliente
Por padrão, a Troque & Devolva envia uma notificação ao consumidor sempre que a solicitação é encerrada com um pagamento — seja por e-mail ou WhatsApp, conforme suas configurações ativas.
Na tela de encerramento, você verá a opção "Notificar cliente". Se preferir que o cliente não receba a comunicação, basta desmarcar essa opção antes de concluir.

Atualizado
Isto foi útil?