Regras de Troca

Personalize as configurações da opção de troca em seu ambiente

Você acessa as regras de troca no menu Configurações > Regras de Troca.

Configurações essenciais para Trocas

Configure as opções abaixo para ativar a funcionalidade de trocas no autoatendimento:

  • Ativar trocas: escolha se deseja permitir solicitações de troca.

  • Prazo máximo para troca: defina em quantos dias, a partir da data de entrega, o cliente poderá solicitar a troca.

  • Título e descrição: personalize o título e o texto explicativo que serão exibidos ao cliente durante a solicitação de troca.

Tela de configuração de trocas

O Título do botão e a descrição aparecem no autoatendimento (na tela onde seu cliente vai solicitar a troca), nesta àrea:

Tela de autoatendimento, demonstrando o título e a descrição.

Configurando as proibições

Dependendo do seu ramo de atuação, alguns produtos ou categorias inteiras podem não ser elegíveis para trocas — como é o caso de itens de uso pessoal, por exemplo.

Quando um pedido contiver produtos com troca proibida, a opção de "Trocar" simplesmente não será exibida ao cliente no autoatendimento.

Para configurar essas restrições, clique no botão Proibições. Nesta tela você criar regras específicas e visualizar a lista completa de produtos ou categorias com trocas desabilitadas:

Tela de proibições cadastradas

Tela de castro de uma nova proibição

Emissão automática de vale-trocas

A Troque e Devolva pode emitir automaticamente o vale-trocas, cupom de desconto ou cartão presente (dependendo de como sua plataforma lida com descontos) para solicitações autorizadas. Isso elimina trabalho manual, deixando a criação totalmente sob responsabilidade da nossa plataforma.

Para isso, basta definir o momento da geração e as regras de cálculo:

Emissão antecipada (após a postagem)

Se você deseja liberar o vale assim que o cliente postar os produtos, selecione a opção Após a postagem.

Assim que a Troque e Devolva identificar a postagem, o código do vale será emitido automaticamente e o cliente será notificado.

Emitindo após a checagem de estoque

Se preferir aguardar a conferência dos itens, a geração ocorrerá após o recebimento e checagem dos produtos.

A solicitação será automaticamente encerrada, desde que todos os itens sejam para troca.

Importante: se houver ao menos um item para devolução, a solicitação permanecerá no menu Aguardando Pagamento, pois será necessário o reembolso.

Regras de cálculo do valor do vale-trocas

Você pode configurar se o valor do cupom incluirá o frete e os descontos.

Por padrão, o frete proporcional não é somado, pois normalmente o vale já oferece frete grátis.

O desconto, no entanto, costuma ser incluído. Isso evita que o cliente fique impossibilitado de comprar o mesmo produto caso tenha usado, por exemplo, um cupom de primeira compra.

Tanto o frete quanto o desconto são calculados proporcionalmente: se a troca for apenas de parte do pedido, será considerado apenas o valor referente aos itens selecionados.

Regras de negócio da emissão de vale-trocas automático

A emissão automática de vale-trocas pela Troque e Devolva segue as seguintes regras, com base na escolha de reembolso ou troca e nos itens selecionados:

Cliente escolheu receber por vale-trocas:

Será emitido um cupom com o valor total da solicitação.

Cliente escolheu reembolso, mas incluiu itens para troca

Será emitido vale-trocas apenas para os itens marcados como troca.

Troca incentivada:

O valor do incentivo será somado ao total do cupom.

Autorização sem devolução dos itens:

Será emitido cupom com o valor dos ítens descartados que forem trocas e a solicitação será encerrada automaticamente, caso possua apenas produtos de troca. Caso existam produtos de devolução, a solicitação permanecerá aguardando encerramento da diferença.

Emissão automática de vale-trocas na postagem com recebimento de todos os itens:

A solicitação será encerrada automaticamente após a conferência dos itens sem comunicação do cliente. Como o cliente já recebeu a comunicação da disponibilização do cupom antes, não faria sentido enviar a mesma comunicação novamente.

Emissão automática de vale-trocas na postagem com itens faltando no recebimento:

A solicitação permanecerá para encerramento manual pois nem todos os itens foram enviados pelo cliente (o valor do voucher ficou a maior).

Você poderá ver qual foi a diferença em tela, para que possa entrar em contato com o cliente e resolver a situação de como proceder com o valor a mais que ele recebeu no cupom (caso já tenha utilizado e você não possa cancelar):

Autorização ou negativa automática de troca

Para a automação funcionar, é obrigatório que os pedidos recebam a atualização com a data de entrega.

O sistema irá verificar a data de entrega do pedido e irá calcular, de acordo com os críterios de prazo que você informou nos passos anteriores.

Tela de configuração

Transportadoras habilitadas

Defina quais transportadoras estarão disponíveis para autorizar os envios de pedidos.

Se a opção de entrega pessoal em Centro de Retorno estiver ativada e houver uma unidade próxima ao endereço do cliente, essa será a forma de envio escolhida automaticamente. Isso também ocorrerá caso o cliente tenha retirado na loja.

Caso não esteja disponível, o sistema calculará os fretes das transportadoras selecionadas em segundo plano e autorizará o envio com a opção de menor custo.

Centro de retorno preferencial

Selecione os centros de retorno para onde os produtos devolvidos deverão ser enviados.

Caso haja centros com opção de devolução pessoal ou retirada em loja, o sistema priorizará automaticamente essas opções — desde que o endereço do cliente esteja dentro do raio de atendimento.

Se não houver devolução presencial disponível, o sistema escolherá o centro de retorno mais próximo com base na geolocalização e autorizará o envio via transportadora preferencial.

Respostas para a autorização automática

Para ativar a autorização automática, é necessário ter pelo menos uma pergunta obrigatória de múltipla escolha.

Se todas as perguntas forem de texto livre, o sistema autorizará automaticamente qualquer resposta do cliente.

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