Incentivo para Trocas
Crie incentivo para que o cliente opte por trocar ao invés de solicitar reembolso.
Atualizado
Crie incentivo para que o cliente opte por trocar ao invés de solicitar reembolso.
Atualizado
Para aumentar sua lucratividade e manter o dinheiro em caixa, incentive os clientes a fazerem trocas em vez de devoluções.
Uma devolução faz você perder todo o investimento da venda, incluindo custos com ads, SEO, UX, plataforma de e-commerce, taxa de recebimento, ERP, estoque, embalagem, envio e outros custos relacionados. Quando o cliente opta por trocar, o valor permanece na sua empresa.
No Painel Troque & Devolva, acesse Configurações > Incentivo para Trocas.
Primeiro, você deve ativar o oferecimento de incentivo.
Em seguida, determine o percentual de incentivo que deseja oferecer sobre o valor dos produtos devolvidos.
Por exemplo, se os produtos a serem devolvidos somam R$ 150,00, você pode oferecer 10% de incentivo, resultando em um vale-trocas de R$ 165,00 para o cliente, caso ele aceite o incentivo.
Além disso, você pode definir um valor máximo para o incentivo.
Se o pedido devolvido é de R$ 1.000,00, 10% seriam R$ 100,00, mas você pode achar esse valor muito alto. Nesse caso, é possível limitar o incentivo a um valor fixo, como R$ 50,00. Assim, mesmo que o percentual de incentivo ultrapasse R$ 50,00, o valor oferecido será limitado a esse teto.
Por fim, escolha em quais áreas do seu site deseja mostrar o incentivo:
Depois de configurar o incentivo, ele será exibido apenas quando o cliente informar que quer devolver um produto e selecionar a opção de "reembolso".
Se o cliente optar por devolver o produto e escolher receber um vale-trocas, o incentivo não será exibido.
Na tela de solicitações, o incentivo é mostrado no popup de confirmação, assim:
O cliente precisará confirmar se quer manter o reembolso ou optar por um "vale-trocas" incentivado. Mostramos o valor total já com o percentual somado e uma mensagem de incentivo.
O objetivo do incentivo para trocas é garantir que a venda seja mantida. Se somarmos o valor do frete ao total, o reembolso poderia ficar maior do que o crédito oferecido com o vale-troca incentivado.
Por exemplo, em um pedido de R$ 87 em produtos com frete de R$ 18, um vale-troca com 10% de incentivo resultaria em um crédito de R$ 95,70. No entanto, se somássemos o frete ao reembolso, o valor total seria de R$ 105, o que faria o estorno parecer mais vantajoso, desestimulando o cliente a optar pela troca.
Essa abordagem não é visualmente interessante, pois o cliente tenderia a preferir o estorno total em vez do vale-troca.
Se o cliente aceitar o incentivo, essa informação será exibida dentro da solicitação no painel Troque & Devolva:
No momento do encerramento da solicitação, mostraremos a informação dos valores já com o incentivo: