Centros de Retorno
Centros logísticos que receberão a logística reversa
Atualizado
Centros logísticos que receberão a logística reversa
Atualizado
Sua conta precisa ter no mínimo um centro de retorno, que será o destino principal das devoluções.
Porém, se sua empresa tiver vários centros logísticos ou até mesmo lojas físicas que permitirão a troca pessoalmente, você deve cadastrá-los e configurar os raios de atendimento pessoal.
Você deve acessar Configurações > Centros de Retorno e clicar no botão novo centro de retorno. O formulário será exibido com todos os dados necessários para cadastrar o centro logístico:
Ativo: se o centro de retorno poderá ser selecionado na operação.
Nome do centro de retorno: que aparecerá no sistema e para o cliente.
Nome do destinatário: qual o nome do destinatário do envio (destinatário postal).
Dados de endereço: endereço, numero, bairro, complemento, cidade, UF e CEP.
Estados atendidos: quais os estados de origem que devem preferencialmente enviar as devoluções para este centro.
Devolução pessoal: se o cliente que morar próximo poderá levar pessoalmente a devolução.
A distância máxima: para exibir a opção de entrega pessoal.
Se é obrigatório: dentro do raio de distância, se o cliente será obrigado a ir pessoalmente no seu centro de retorno.
Agendamento e expediente: se o cliente precisa agendar horário e qual o horário de funcionamento de centro de retorno.
Whatsapp: para o cliente entrar em contato e tirar dúvidas.
Se você possuir vários centros logísticos na sua operação de e-commerce, poderá cadastrar quais os estados serão atendidos por ele.
Se você tiver um centro logístico responsável apenas pelo SUL, por exemplo, poderá cadastrá-lo para que todas as devoluções do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sejam obrigatoriamente enviadas para este centro.
Para isso, basta selecionar quais estados ele atende. Se ele for receber as devoluções do Brasil todo, marque selecionar todos.
Se sua operação conta com lojas físicas ou centros logísticos que permitam o atendimento ao cliente, você pode oferecer a opção de entrega pessoal. Isso economiza custos de envio reverso e, se o local for uma loja, abre oportunidades para estratégias de retenção e aumento do ticket médio.
Clientes que optam por trocar produtos pessoalmente frequentemente acabam comprando itens adicionais ou escolhendo produtos de maior valor.
Utilizamos geolocalização integrada ao Google Maps e cálculos de haversine para determinar, com base nas coordenadas dos endereços de seu centro de retorno e do cliente, se a distância está dentro do limite máximo configurado.
Se estiver dentro do limite, o cliente poderá levar o produto pessoalmente, proporcionando uma experiência mais conveniente e econômica para sua operação.