Recebendo uma solicitação

Passo a passo da solicitação de troca ou devolução.

O cliente vai acessar o seu site Troque & Devolva, que você divulgou no seu e-commerce.

Exemplo de como o cliente solicita uma troca ou devolução, na Troque & Devolva

Identificação do pedido

A primeira informação que seu cliente precisará informar é o número do pedido e o e-mail/CPF utilizado na compra.

Solicitamos as duas informações para garantir que quem está solicitando é o consumidor, portanto, o e-mail ou CPF é utilizado como uma camada de proteção. Se o número do pedido estiver correto, mas o segundo dado não, ele não poderá prosseguir.

Validação da política de trocas e devoluções

Na camada invisível da aplicação, a Troque & Devolva se conecta ao seu e-commerce para confirmar os dados do pedido e identificar a data de entrega.

Com essas informações, ele verifica se o prazo para troca ou devolução ainda está válido, negando imediatamente a solicitação caso estejam expirados.

Caso existam prazos diferentes para trocas e devoluções, e apenas um deles esteja dentro do prazo, a aplicação permitirá apenas a ação válida.

Por exemplo, se o prazo para trocas é de 30 dias e para devoluções é de 7 dias (prazo legal), e o cliente tentar solicitar no 10º dia após a entrega, a opção de devolução não estará disponível, mas a troca ainda será permitida.

Seleção dos produtos e o motivo da solicitação

Na tela seguinte, caso os dados do pedido estejam corretos, a plataforma Troque & Devolva exibirá todos os produtos daquele pedido. O cliente então deverá clicar sobre os ítens que deseja trocar ou devolver.

O cliente poderá selecionar todos os produtos, ou apenas alguns deles. Deverá selecionar se será trocar ou devolver e responder as perguntas obrigatórias.

Por fim, confirmar a solicitação e concluir.

A solicitação dentro do painel Troque & Devolva

Depois de concluída a solicitação, tanto o cliente quanto você receberão um e-mail transacional automático, informando que o pedido foi recebido com sucesso.

Dentro do painel Troque & Devolva, a nova solicitação aparecerá no menu novas solicitações, em uma lista, em ordem crescente, da solicitação mais antiga para a mais nova.

Atualizado