Recebendo uma solicitação

Passo a passo da solicitação de troca, devolução ou garantia pelo cliente

Divulge seu site de trocas para os clientes

O cliente deverá conseeguir localizar o link para acessar o autoatendimento. Geralmente, é criado um link no rodapé do site e nos termos de troca.

Temos um link para ajudar nisso: divulgando seu site de autoatendimento

Identificação do pedido

A primeira informação solicitada é a identificação do pedido. Por ela que vamos identificar quais os ítens comprados.

Para integrações que permitem buscar pedidos por E-mail ou CPF/CNPJ

Nessas integrações, o cliente poderá digitar apenas o CPF/CNPJ ou o e-mail. Nós vamos procurar todos os pedidos elegíveis e mostrar a lista para o cliente selecionar.

O cliente ainda pode, se ele souber, informar o número do pedido.

Tela de busca de pedidos por CPF/CNPJ ou e-mail

Depois de localizarmos os pedidos, o cliente deverá selecionar para qual pedido deseja iniciar a solicitação:

Tela de identificação de pedido

Para integrações que exigem o número do pedido

Solicitamos as duas informações para garantir que quem está solicitando é o consumidor, portanto, o e-mail ou CPF é utilizado como uma camada de proteção.

Se o número do pedido estiver correto, mas o segundo dado não, ele não poderá prosseguir.

Tela de identificação do pedido na Troque & Devolva
Tela de identificação do pedido na Troque & Devolva

Validação da política de trocas e devoluções

Na camada invisível da aplicação, a Troque & Devolva se conecta ao seu e-commerce para confirmar os dados do pedido e identificar a data de entrega.

Com essas informações, ele verifica se o prazo para troca ou devolução ainda está válido, negando imediatamente a solicitação caso estejam expirados.

Caso existam prazos diferentes para trocas e devoluções, e apenas um deles esteja dentro do prazo, a aplicação permitirá apenas a ação válida.

Por exemplo, se o prazo para trocas é de 30 dias e para devoluções é de 7 dias (prazo legal), e o cliente tentar solicitar no 10º dia após a entrega, a opção de devolução não estará disponível, mas a troca ainda será permitida.

Seleção dos produtos e o motivo da solicitação

Na tela seguinte, caso os dados do pedido estejam corretos, a plataforma Troque & Devolva exibirá todos os produtos daquele pedido. O cliente então deverá clicar sobre os ítens que deseja trocar ou devolver.

Tela de exemplo de seleção de produtos para trocar ou devolver, na Troque & Devolva
Tela de exemplo de seleção de produtos para trocar ou devolver, na Troque & Devolva

O cliente poderá selecionar todos os produtos, ou apenas alguns deles. Deverá selecionar se será trocar ou devolver e responder as perguntas obrigatórias.

Por fim, confirmar a solicitação e concluir.

A solicitação dentro do painel Troque & Devolva

Depois de concluída a solicitação, tanto o cliente quanto você receberão um e-mail transacional automático, informando que o pedido foi recebido com sucesso.

Dentro do painel Troque & Devolva, a nova solicitação aparecerá no menu novas solicitações, em uma lista, em ordem crescente, da solicitação mais antiga para a mais nova.

Exemplo de tela de novas solicitações, dentro do painel Troque & Devolva.
Exemplo de tela de novas solicitações, dentro do painel Troque & Devolva.

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