Regras de Garantia

Personalize as configurações da opção de garantia em seu ambiente

Se sua empresa é fabricante ou assume a garantia diretamente, é possível definir prazos personalizados de garantia para produtos ou categorias específicas.

Você acessa as regras de troca no menu Configurações > Regras de Garantia.

Configurações essenciais para Garantia

Configure as opções abaixo para ativar a funcionalidade de garantia no autoatendimento:

  • Ativar garantia: escolha se deseja permitir solicitações de garantia.

  • Prazo máximo para garantia: defina em quantos dias, a partir da data de entrega, o cliente poderá solicitar a garantia. Você poderá também configurar prazos especiais (explicamos abaixo).

  • Título e descrição: personalize o título e o texto explicativo que serão exibidos ao cliente durante a solicitação de garantia.

  • Disponibilizar garantia para: Você pode definir que a garantia valerá para todos os produtos ou apenas para os produtos selecionados. Neste segundo caso, você deverá determinar os prazos para os produtos e categorias.

Quando o botão de garantia aparecerá

O botão “Garantia” será exibido apenas quando as opções de troca ou devolução não estiverem mais disponíveis.

Isso ocorre porque os prazos para troca e devolução geralmente são mais curtos (ex: 7 dias), enquanto o prazo legal de garantia costuma ser maior (ex: 90 dias).

Dessa forma, tomando como exemplo que você configurou troca e devolução com prazo de 7 dias:

  • Até o 7º dia: o cliente verá apenas as opções Trocar ou Devolver.

  • Do 8º ao 90º dia: aparecerá apenas a opção Garantia.

O título e a descrição do botão de garantia são exibidos no autoatendimento, na tela onde o cliente inicia a solicitação.

Tela de solicitação de garantia

Configurações de Marketplace

Dependendo da sua integração, as compras realizadas em marketplaces também podem ser elegíveis para acionamento de garantia, se sua plataforma / ERP importar esses pedidos.

Você pode definir se deseja permitir que seus clientes acionem garantia de pedidos feitos no marketplace diretamente pelo autoatendimento.

Além disso, é possível limitar em quais marketplaces essa opção estará disponível. Se deixar o campo em branco, todas as solicitações de todos os marketplaces serão aceitas.

Quando o cliente tentar abrir uma solicitação de garantia que não estiver permitida para aquele marketplace, ele verá um aviso claro e objetivo, como este exemplo:

Configurando os prazos de garantia

Você já definiu no passo anterior se a garantia será aplicada à todos os produtos ou apenas aos determinados.

Se você definiu que será para todos os produtos, usamos o prazo geral de garantia.

Agora, se quiser aplicar prazos diferentes para itens específicos ou garantia apenas para estes itens, siga estas etapas:

  1. Clique no botão Prazos de Garantia, depois em Adicionar Primeiro Período ou + Novo Período na tela que se abriu, a depender se você já possui prazos ou se será o primeiro.

  2. Escolha se deseja configurar por categoria ou por SKU.

  3. Preencha o ID da categoria ou do produto.

  4. Informe o novo prazo de garantia em dias (ex: 365 para um ano).

  5. Clique em Salvar.

Para os itens com essa configuração, o sistema ignora o prazo geral e aplica o prazo personalizado definido por você.

Caso você tenha determinado que aplicará garantia apenas para estes produtos, a opção garantia não aparecerá para os demais ítens da sua loja.

Lista de ítens de garantia
Detalhamento de ítens de garantia

Autorização ou negativa automática de garantia

Por questões legais e operacionais, é necessário realizar uma análise prévia, que pode incluir a verificação de documentos, solicitação de fotos e comprovação do vício ou defeito do produto.

Esse procedimento deve ser realizado caso a caso, de forma manual.

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