Regras de Garantia
Personalize as configurações da opção de garantia em seu ambiente
Se sua empresa é fabricante ou assume a garantia diretamente, é possível definir prazos personalizados de garantia para produtos ou categorias específicas.
Você acessa as regras de troca no menu Configurações > Regras de Garantia.
Configurações essenciais para Garantia
Configure as opções abaixo para ativar a funcionalidade de garantia no autoatendimento:
Ativar garantia: escolha se deseja permitir solicitações de garantia.
Prazo máximo para garantia: defina em quantos dias, a partir da data de entrega, o cliente poderá solicitar a garantia. Você poderá também configurar prazos especiais (explicamos abaixo).
Título e descrição: personalize o título e o texto explicativo que serão exibidos ao cliente durante a solicitação de garantia.
Disponibilizar garantia para: Você pode definir que a garantia valerá para todos os produtos ou apenas para os produtos selecionados. Neste segundo caso, você deverá determinar os prazos para os produtos e categorias.

Quando o botão de garantia aparecerá
O botão “Garantia” será exibido apenas quando as opções de troca ou devolução não estiverem mais disponíveis.
Isso ocorre porque os prazos para troca e devolução geralmente são mais curtos (ex: 7 dias), enquanto o prazo legal de garantia costuma ser maior (ex: 90 dias).
Dessa forma, tomando como exemplo que você configurou troca e devolução com prazo de 7 dias:
Até o 7º dia: o cliente verá apenas as opções Trocar ou Devolver.
Do 8º ao 90º dia: aparecerá apenas a opção Garantia.
O título e a descrição do botão de garantia são exibidos no autoatendimento, na tela onde o cliente inicia a solicitação.

Configurações de Marketplace
Dependendo da sua integração, as compras realizadas em marketplaces também podem ser elegíveis para acionamento de garantia, se sua plataforma / ERP importar esses pedidos.
Você pode definir se deseja permitir que seus clientes acionem garantia de pedidos feitos no marketplace diretamente pelo autoatendimento.
Além disso, é possível limitar em quais marketplaces essa opção estará disponível. Se deixar o campo em branco, todas as solicitações de todos os marketplaces serão aceitas.

Quando o cliente tentar abrir uma solicitação de garantia que não estiver permitida para aquele marketplace, ele verá um aviso claro e objetivo, como este exemplo:

Configurando os prazos de garantia
Você já definiu no passo anterior se a garantia será aplicada à todos os produtos ou apenas aos determinados.
Se você definiu que será para todos os produtos, usamos o prazo geral de garantia.
Agora, se quiser aplicar prazos diferentes para itens específicos ou garantia apenas para estes itens, siga estas etapas:
Clique no botão Prazos de Garantia, depois em Adicionar Primeiro Período ou + Novo Período na tela que se abriu, a depender se você já possui prazos ou se será o primeiro.
Escolha se deseja configurar por categoria ou por SKU.
Preencha o ID da categoria ou do produto.
Informe o novo prazo de garantia em dias (ex:
365
para um ano).Clique em Salvar.
Para os itens com essa configuração, o sistema ignora o prazo geral e aplica o prazo personalizado definido por você.
Caso você tenha determinado que aplicará garantia apenas para estes produtos, a opção garantia não aparecerá para os demais ítens da sua loja.


Autorização ou negativa automática de garantia
As solicitações de garantia não podem ser autorizadas automaticamente.
Por questões legais e operacionais, é necessário realizar uma análise prévia, que pode incluir a verificação de documentos, solicitação de fotos e comprovação do vício ou defeito do produto.
Esse procedimento deve ser realizado caso a caso, de forma manual.
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