WhatsApp Automático

Envie o andamento das solicitações no Whats dos clientes.

As mensagens no WhatsApp são enviadas para os consumidores sempre que alguma ação é realizada na plataforma, quando ele realiza uma solicitação, quando ela é autorizada ou negada, etc.

Configurando a integração com o WhatsApp

A integração funciona com o WhatsApp convencional e com o WhatsApp Business, instalados no celular. Não funciona com a API Oficial da Meta. Caso você queira utilizar a API Oficial da Meta, deverá contratar um fornecedor oficial e realizar a integração via Webhook.

Conectando o seu WhatsApp

  1. Acesse Configurações > Integração WhatsApp.

  2. Mude a opção Ativo = Sim.

  3. Escolha entre divir ou não as mensagens. Se ativado, o sistema irá quebrar cada parágrafo em uma mensagem. Caso contrário, enviará todo o template em uma mensagem só.

  4. Informe o número do WhatsApp que você irá utilizar, com o DDD. Ex: 41984008718

Tela de cadastro de WhatsApp
  1. Ao salvar, iniciaremos a configuração da sua conta. Se o QrCode não aparecer automaticamente, clique em "Conectar WhatsApp":

Botão de conexão com o WhatsApp.
  1. No celular que possui o WhatsApp instalado, clique em Configurações > Dispositivos Conectados e escaneie o QrCode na tela:

QrCode Whatsapp
  1. Após a leitura do QrCode, seu WhatsApp estará conectado na conta Troque e Devolva, para envio de mensagens automáticas.

Configurando os templates de WhatsApp a serem disparados

Para ativar ou desativar templates, acesse Configurações > Templates WhatsApp.

Templates permitidos

Você pode personalizar as mensagens de:

  • Solicitação recebida: quando o cliente fez a solicitação.

  • Solicitação autorizada - Postagem pelo cliente: pedido procedente e autorização de postagem emitida para que o cliente compareça ate a agência.

  • Solicitação autorizada sem envio: quando a devolução dos itens não é necessária.

  • Solicitação autorizada com devolução pessoal: sada quando o cliente precisa levar os itens até o centro de retorno indicado na autorização.

  • Solicitação autorizada - Coleta em domicílio: pedido procedente e autorização de coleta emitida, para que a transportadora compareça ao endereço do cliente buscar o pacote.

  • Solicitação negada: pedido improcedente.

  • Confirmação de postagem: o cliente fez a postagem ou a transportadora realizou a coleta.

  • Confirmação de recebimento: a transportadora realizou a entrega no centro de distribuição.

  • Lembrete de vencimento para postagem: pedido procedente e o cliente ainda não postou a devolução.

  • Postagem detectada: pedido postado e a caminho do centro de retorno.

  • Devolução recebida no centro de retorno: a transportadora entregou a devolução para sua empresa.

  • Reembolso por PIX: quando o reembolso por PIX já foi efetivado.

  • Estorno no cartão de crédito: quando o reembolso por PIX já foi efetivado.

  • Reembolso por vale-trocas: quando o vale-trocas já foi emitido no e-commerce.

  • Troca por novo produto: quando for uma troca direta e o novo produto já tiver sido despachado.

  • Perguntar a chave PIX ao cliente: para que o cliente visite a pagina da solicitação e insira os dados.

  • Enviar uma pergunta ao cliente: para perguntar algo ao cliente, com a opção de exigir anexos (fotos, documentos, etc).

  • Solicitação com agendamento concluído: quando a solicitação está pronta para ser paga, mas será concluída em uma data futura.

Editando os templates das mensagens (código)

Nós já definimos modelos padrão para todas as mensagens, mas você poderá editá-las como quiser.

Ao editar um novo template WhatsApp, já aparecerá o modelo pronto e configurado.

Quando a divisão de mensagens estiver ativa:

O sistema irá mostrar já com as mensagens separadas, exatamente como o cliente receberá no WhatsApp. Cada parágrafo é enviado como uma mensagem individual.

Mensagem enviada com múltiplas mensagens

Quando a divisão de mensagens estiver desabilitada:

Todo o conteúdo é enviado como uma mensagem única.

Mensagem enviada como texto único

Editando o template (programação EJS)

Na esquerda, você verá o código fonte e, na direita, como o cliente receberá as mensagens. Note que cada parágrafo é enviado como uma mensagem, deixando o envio mais natural.

A pré-visualização atualiza automaticamente, sempre que você muda algo no código fonte. Isso te permite ver exatamente como o cliente receberá a mensagem, ao mesmo tempo que ajusta e edita.

Após terminar a edição, clique em salvar. O template passará a ser disparado de acordo com as configurações visuais que você editou.

Formatando as mensagens

O WhatsApp permite uma formatação limitada das mensagens.

Para deixar o texto em negrito, utilize * antes e depois da palavra, *assim*.

Para deixar o texto em itálico, utilize antes e depois da palavra, _assim_.

Para que um texto fique em negrito, você deve *deixar o texto entre asteriscos*, dessa maneira mesmo. O WhatsApp então entende que o texto em negrito será: deixar o texto entre asteriscos

Para saber todas as possibilidades de formatação, visite o Guia Oficial da WhatsApp.

Entendendo o código de personalização programática

Por padrão, utilizamos EJS como linguagem de marcação para os templates. Isso permite que seu desenvolvedor possa programar dentro dos templates de WhatsApp.

Além de personalizar a parte visual, é possível criar programação em javascript e utilizar qualquer dado do json de solicitações dentro do conteúdo do e-mail.

Como pode parecer um pouco complicado para usuários comuns, recomendamos que seu desenvolvedor realize os ajustes necessários.

Exemplo de json da solicitação

{
    "_id": "6679a3721de31a0011825094",
    "order": {
        "buyer": {
            "document": {
                "number": "00000000000",
                "type": "cpf"
            },
            "address": {
                "country": "brasil",
                "address": "Rua Do Endereço",
                "number": "88",
                "address2": "apto 101",
                "postal_code": 81250280,
                "neighborhood": "CIC",
                "city": "Curitiba",
                "state": "PR"
            },
            "id": "38011876",
            "name": "Cliente de Teste",
            "email": "[email protected]",
            "mobile": "41999999999"
        },
        "shippment": {
            "destination": {
                 "country": "brasil",
                "address": "Rua Do Endereço",
                "number": "88",
                "address2": "apto 101",
                "postal_code": 81250280,
                "neighborhood": "CIC",
                "city": "Curitiba",
                "state": "PR"
            },
            "last_delivered": true,
            "last_delivered_at": "2021-07-22",
            "packages": [
                {
                    "delivered": false,
                    "_id": "6679a3721de31a0011825096",
                    "carrier": "pac - Frete Grátis",
                    "tracking_number": "QF651787795BR",
                    "tracking_url": "",
                    "cost": 0,
                    "shipped_at": "2021-07-15T11:05:40.000Z",
                    "delivered_at": "2021-07-22"
                }
            ]
        },
        "created_at": "2021-06-22T22:41:46.000Z",
        "order_id": "654654333",
        "order_number": "654654333",
        "payment": [
            {
                "_id": "6679a3721de31a0011825095",
                "amount": 355.96,
                "detail": "Parcelas: 4"
            }
        ],
        "cart": [
            {
                "_id": "6679a3721de31a0011825097",
                "sku": "SKU1",
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                "sku": "SKU2",
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                "name": "Vestido com cinto elegante",
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                "price": 129
            },
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                "name": "Blazer longo alfaiataria bege",
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            }
        ]
    },
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        "items": [
            {
                "pictures": [],
                "_id": "6679a3721de31a001182509a",
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                "price": 199.9,
                "questions": [
                    {
                        "options": [],
                        "_id": "661180a35c83aa0011378701",
                        "required": true,
                        "area": "refund",
                        "question": "Qual o motivo da devolução?",
                        "value": "Não serviu"
                    }
                ],
                "type": "refund"
            }
        ]
    },
    "process": {
        "status": 0,
        "status_history": [
            {
                "_id": "6679a5cf1de31a00118489c7",
                "to": 0,
                "user": "customer",
                "from": 0,
                "message": "solicitação criada",
                "updated_at": "2024-06-24T16:58:55.860Z"
            }
        ],
        "shippment_authorization": []
    },
   
    "createdAt": "2024-06-24T16:48:50.483Z",
    "updatedAt": "2024-06-27T13:23:20.696Z",
  }

Verificando as mensagens enviadas para o cliente

Você poderá acompanhar as mensagens enviadas pelo histórico da solicitação. Ao acessar os detalhes de uma troca ou devolução, mostraremos todas as mensagens enviadas no WhatsApp do cliente em ordem cronológica:

Histórico de mensagens enviadas no WhatsApp

Atualizado

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