Autorizando solicitação com envio

Para cada solicitação de troca ou devolução procedente, você deve permitir que o seu cliente possa despachar os produtos de volta para o seu centro de distribuição.

Aceitando uma solicitação procedente

Toda nova solicitação fica aguardando análise manual, caso você não tenha configurado a aceitação automática com base em automações.

Ao acessar a lista de novas solicitações, você deve clicar sobre qual delas deseja atender.

Exemplo de tela aguardando autorização

Se quiser, veja aqui as instruções para rejeitar uma solicitação.

Emitindo a autorização de postagem

Antes de emitir a autorização de postagem, é importante que você já tenha configurado seu ambiente Troque & Devolva, com o Centro de Retorno e a Transportadora.

Os campos que precisam de preenchimento, quando você clicar no botão aceitar solicitação são os estritamente necessários para a emissão do voucher de postagem.

Você ainda pode autorizar a solicitação dispensando o retorno do produto, clique aqui para saber mais.

Tela de seleção de transportadora

Selecione o melhor frete e qual centro de retorno o envio será postado. Para transportadoras com cotação integrada, mostraremos à partir do menor preço.

Para cada transportadora cadastrada, aparecerão as opções configuráveis.

Logística Reversa pelos Correios (sem etiqueta de envio)

Nos Correios, usando a modalidade de Logística Reversa o cliente não precisa imprimir nenhuma etiqueta. Nossa integração emite uma autorização de postagem de logística reversa.

Para autorizar, você deve selecionar as quatro opções:

  • Modalidade: Qual será o serviço de envio, PAC (mais demorado e mais barato) ou SEDEX (mais caro e mais rapido).

  • Prazo para postagem: Quantos dias o cliente terá, à partir do dia da emissão, para comparecer até uma agência dos Correios e realizar a postagem dos produtos.

  • Embalagem: Pode acontecer do cliente ter extraviado a embalagem e você queira fornecer uma a ele. Não é comum, tem custo extra, mas é uma possibilidade.

  • Checklist: Embora, em tese, o funcionário dos Correios tivesse que abrir a caixa e verificar os ítens que estão dentro, para confirmar se batem como que você marcou em checklist, na prática, os clientes já levam os pacotes embalados. Não recomendamos o uso desta opção.

Ao autorizar, a Troque & Devolva requisita uma etiqueta de logística reversa diretamente nos Correios, enviando o código de autorização por e-mail.

O conteúdo e aparência do e-mail é totalmente personalizável. Para saber como personalizar o e-mail de autorização de postagem, visite E-mails Automáticos

Exemplo de e-mail de autorização

As informações de postagem ficam também disponíveis na tela de acompanhamento pelo cliente:

Tela de acompanhamento pelo cliente

O cliente receberá um e-mail semelhante a esse:

Logística Reversa com transportadoras que exigem etiqueta

Para transportadoras integradas que exigem a impressão da etiqueta de envio, o cliente deverá imprimir e colar a etiqueta no pacote.

Nesses casos, o cliente só será notificado quando a etiqueta estiver disponível. Normalmente, essas transportadoras não liberam a etiqueta no momento da autorização, podendo haver uma espera de alguns minutos.

Autorizando o envio da solicitação

Um exemplo é o Melhor Envio, que segue exatamente esse processo:

Aguardando a geração da etiqueta

Após autorizar, a solicitação ficará aguardando a liberação da etiqueta e você poderá localizá-la no menu Aguardando > Etiqueta:

A emissão da etiqueta ocorrerá em segundo plano, não é necessário que você faça nada:

Comunicação do cliente quando a etiqueta estiver disponível

Depois de emitida, o cliente será comunicado de como proceder para a postagem, incluindo o PDF da etiqueta e a localização da agência ou ponto de coleta mais próximo.

Os dados do envio e o link da etiqueta também ficarão disponíveis nos detalhes da solicitação:

A solicitação que estiver com a etiqueta emitida será alterada para o status aguardando postagem.

O cliente receberá um e-mail semelhante a esse:

Localizando a agência mais próxima

Ao clicar em Localizar Agência, o cliente será redirecionado para a tela de detalhes da solicitação, onde serão exibidas automaticamente as três agências mais próximas do endereço informado.

Caso prefira, ele pode informar outro CEP, por exemplo, o do trabalho ou de outro local onde estará, para visualizar agências mais convenientes para a postagem:

Realizando a postagem

O cliente precisará embalar os produtos, geralmente na mesma caixa que os recebeu.

Depois, se dirigir à agência indicada da transportadora (Correios, Jadlog, Loggi, etc) mais próxima da sua casa dele e apresentar o código de autorização ou a etiqueta, a depender do tipo de autorização que você escolheu para a solicitação.

Para Logística Revesa Correios, não precisa imprimir etiqueta. É só levar o pacote embalado e o código de autorização de postagem diretamente do celular que os Correios vão imprimir a etiqueta:

Para Melhor Envio ou outras transportadoras, o cliente precisa imprimir a etiqueta e colar no pacote:

As instruções de postagem e a etiqueta serão enviadas por e-mail e WhatsApp, além de ficarem disponíveis para visualização no autoatendimento.

Mecanismo do cálculo de frete

Ao autorizar uma solicitação, você verá as cotações de frete disponíveis para escolher. Esses valores são estimativos e têm como base as medidas cadastradas em seu e-commerce.

Como o processo é de logística reversa, o cliente ainda não embalou o produto, então nós virtualizamos uma caixa para simular o volume total e enviar às transportadoras o cálculo do frete de retorno.

Como funciona

  1. Rotação inteligente dos itens Reorganizamos as dimensões de cada produto (comprimento, largura e altura) para encontrar a melhor orientação possível dentro da caixa virtual, garantindo o aproveitamento máximo do espaço.

  2. Escolha da base da caixa Selecionamos automaticamente a peça com maior área de base (comprimento × largura) para ser o fundo da caixa virtual. Esta peça define as dimensões da base que todas as outras deverão respeitar.

  3. Montagem de camadas otimizadas

    • A primeira camada é ocupada exclusivamente pela peça base

    • As demais peças são distribuídas em camadas superiores, lado a lado

    • Cada nova camada inicia quando o comprimento disponível na camada atual se esgota

    • A altura de cada camada é determinada pela peça mais alta nela contida

    • Itens podem ser rotacionados para caber na largura da base

  4. Empilhamento virtual multidimensional

    Testamos automaticamente diferentes formas de organizar os produtos considerando:

    • Empilhamento em altura (sobreposição vertical)

    • Disposição em largura (lado a lado)

    • Alinhamento em comprimento (frente a fundo)

  5. Seleção da caixa mais eficiente

    Selecionamos a caixa virtual com menor volume total. Em caso de empate, priorizamos:

    • Menor maior lado (reduz custos de frete)

    • Menor perímetro da base

    • Menor altura

Exemplo prático

Digamos que sejam dois produtos iguais com dimensões 10 × 20 × 35 cm. Ao simular o empilhamento, encontramos automaticamente o melhor formato da caixa virtual:

  • 1 unidade: 35 × 20 × 10 cm

  • 2 unidades: 35 × 20 × 20 cm (empilhadas na altura)

Agora, vamos imaginar que sejam dois produtos diferentes:

  • Produto 1C35 × L20 × A12 cm

  • Produto 2 C20 × L18 × A10 cm

Nosso calculador rotaciona e simula automaticamente como esses produtos se encaixariam. Em vez de apenas somar as dimensões, ele busca o melhor empilhamento possível, resultando em uma caixa virtual otimizada.

Caixa virtual estimada: 35 × 20 × 22 cm

Se fossem 3 produtos diferentes, assim:

  • Produto 1C30 × L20 × A12 cm

  • Produto 2 C15 × L12 × A6 cm

  • Produto 3 C15 × L18 × A8 cm

Chegaremos à caixa com essas medidas:

Caixa virtual estimada: 30 × 20 × 22 cm

Essa é a menor caixa que comporta ambos os itens. Com base nela, calculamos o peso cubado e obtemos o valor de frete diretamente da transportadora.

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