Automações
Configurações para tornar os processos automáticos.
Processos automáticos
Você pode configurar em quais situações a Troque & Devolva poderá autorizar automaticamente uma solicitação, inclusive emitindo a autorização de postagem ou a devolução pessoal.
Acesse em Configurações > Automações, no painel Troque & Devolva.
Verificação da data de entrega
Se habilitado, no momento da solicitação, vamos verificar qual foi a data de entrega para saber se ainda está dentro do prazo que você configurar.
Por padrão, a conta vem configurada com prazo de 7 dias corridos, tanto para trocar quando para devolver. Mas, por uma questão comercial, você poderá ter prazos diferentes, 30 dias para trocar, por exemplo.
Da mesma maneira, se você for fabricante ou responsável direto pela garantia dos produtos, poderá configurar o prazo geral e, mais adiante, explicaremos como personalizar prazos de garantia para produtos ou categorias.
O sistema irá calcular se, no momento da solicitação, ainda está dentro do prazo calculando a partir da data de entrega do pedido.

Se não existir informação sobre a entrega registrada no pedido, a plataforma Troque & Devolva receberá a solicitação e sua equipe precisará verificar a data de entrega e confirmar se ainda está dentro do prazo, manualmente.
Configurando prazos personalizados de garantia
Se sua empresa é fabricante ou assume a garantia direta, você pode definir prazos de garantia personalizados para produtos ou categorias específicas. No item anterior, você já configurou o prazo geral de garantia. Agora, caso queira oferecer garantia apenas para determinados produtos ou categorias, siga as instruções abaixo.
Clique no botão "Garantia" e escolha se deseja configurar por categoria de produtos ou por SKU. Preencha o ID da categoria ou do produto, informe o novo prazo de garantia em dias — por exemplo, 365 para um ano — e salve.

O sistema irá ignorar o prazo geral de garantia para esses itens e usará o prazo personalizado que você configurou.
Autorização automática
Solicitações de garantia não são autorizadas automaticamente. Via de regra, essas solicitações precisam de análise prévia de procedência.
Se a verificação de prazos estiver ativa, você pode habilitar a autorização automática de solicitações de trocas ou devoluções.

Transportadora preferencial
Selecione qual será a transportadora utilizada pelo sistema Troque & Devolva para autorizar automaticamente a solicitação. Se você selecionar mais de uma, a escolha será pelo menor valor de frete.
Centro de retorno preferencial
Informe qual será o centro de retorno para que a devolução seja encaminhada.
Se você selecionar multiplos centros de retorno, a Troque & Devolva irá escolher o mais próximo do endereço do cliente, utilizando as geolocalização.
Se o cliente morar dentro do raio de atendimento e o centro de retorno permitir devolução pessoal, será essa a opção escolhida pelo sistema da Troque & Devolva. Caso contrário, emitirá a autorização pela transportadora preferencial escolhida.
Respostas para a autorização automática
Para configurar a autorização automática, é necessário ter perguntas obrigatórias de múltipla escolha.
Caso você tenha apenas perguntas de texto livre, o sistema Troque & Devolva irá autorizar automaticamente qualquer resposta do cliente.
Atualizado
Isto foi útil?