Integrando Melhor Envio
Configure sua conta do Melhor Envio e compre etiquetas direto da Troque & Devolva
Observações gerais
Custo extra para a utilização
Devido à complexidade da integração e aos recursos necessários para mantê-la, cada etiqueta emitida por meio da nossa integração tem um custo adicional de R$ 0,15. Esse valor garante a continuidade, estabilidade e evolução dos serviços.
Como funciona o cálculo de fretes pela Melhor Envio
A integração com a Melhor Envio foi desenvolvida de forma nativa e utiliza um sistema avançado de busca de cotações e de localização de agências próximas ao endereço do consumidor final.
Se você já utiliza os serviços da Melhor Envio, sabe que é necessário um ponto de postagem para a entrega dos pacotes. No caso da logística reversa, esse ponto precisa estar próximo ao endereço do cliente, evitando que ele precise se deslocar longas distâncias para realizar a postagem. Quando o consumidor é obrigado a ir muito longe, a experiência se torna negativa e isso pode gerar reclamações para a sua empresa.
Por isso, o nosso sistema mostra apenas as opções de frete disponíveis em um raio de até 10 km (o que já é bem longe) do endereço do cliente. Sabemos que esse limite ainda pode parecer restritivo, mas ele garante uma melhor experiência para o consumidor. Ainda assim, a decisão final é sua: você define qual agência ou transportadora será utilizada para o envio.
Na hora da escolha, é importante não considerar apenas o valor do frete. Pondere também a distância até o ponto de postagem, equilibrando custo e conveniência. Lembramos que, mesmo havendo cotações de determinadas transportadoras na região, elas podem não aparecer no calculador da Troque & Devolva se o ponto de postagem mais próximo estiver a mais de 10 km do endereço do cliente.
Necessidade do cliente imprimir a etiqueta
Assim como nos envios do seu e-commerce, é indispensável a impressão da etiqueta para ser colada no pacote antes do despacho.
Na logística reversa pela Melhor Envio isso também é obrigatório: o cliente sempre precisará imprimir a etiqueta e fixá-la no pacote antes de levá-lo ao ponto de postagem.
Diferente da integração direta com os Correios ou com o nosso serviço de fretes Envie+, que permitem o envio sem a necessidade de etiqueta impressa, os fretes via Melhor Envio exigem esse procedimento.
Portanto, o consumidor precisará imprimir a etiqueta em casa. Isso pode ser um desafio para clientes que não possuem impressora ou acesso fácil a uma.
Saldo necessário para a compra da etiqueta
Nossa integração faz o serviço completo:
Realiza a cotação de fretes, buscando as agências próximas
Realiza a compra da etiqueta utilizando o seu saldo Melhor Envio
Faz o download da etiqueta e disponibiliza para impressão
Para que o processo funcione corretamente, é indispensável que sua conta da Melhor Envio tenha saldo disponível. Se não houver saldo suficiente, o sistema apresentará um erro no momento da compra da etiqueta.
Integrando a Melhor Envio na Troque & Devolva
No Painel Troque & Devolva acesse Configurações > Transportadoras > > Integrar Melhor Envio:

Confirme a sua intenção na tela que apareceu e depois clique em Prosseguir para ser redirecionado ao site da Melhor Envio para autenticar a integração:

No site da Melhor Envio, clique em Li e estou de acordo com os termos. Depois, clique em Autorizar:

Na próxima tela, clique em Avançar:

Em seguida, clique em “Não, usar o endereço selecionado”. Como a postagem será realizada pelo cliente final, esse endereço não terá relevância. O que realmente importa é o endereço do cliente, que será usado para localizar a agência mais próxima.

Agora, em “Unidade de Postagem”, selecione o primeiro endereço que aparecer. Como já mencionado, esse endereço não terá relevância no caso da logística reversa.

Depois, desça a tela e habilite quais serviços de frete você deseja utilizar. Por padrão, já estarão todos ativados:

Por fim, marque a opção Estou ciente das regras e clique em Salvar e Sair.
Pronto, a integração está concluída.
Escolhendo o frete na autorização da solicitação
Na tela de solicitação, durante a autorização de postagem, você verá os fretes disponíveis, a estimativa de preço, de prazo de entrega e a distância da agência mais próxima:

Conciliação de frete após a postagem
O preço mostrado no calculador de fretes é meramente estimativo e utiiza como base as medidas do produto obtidas em seu e-commerce.
Portanto, o valor final do frete só será conhecido quando o cliente realizar a postagem, com a aferição de medidas e pesagem.
É importante sempre orientar seu cliente que, ao devolver a mercadoria, utilize a embalagem original ou a menor possível, pois quanto maior a caixa, maior será o frete cobrado (considerando o volume da embalagem).
As regras para cobrança de valor adicional ou desconto do excedente do custo de frete, após a conciliação, são de inteira responsabilidade da Melhor Envio, seguindo as regras por eles estipuladas. A Troque e Devolva não tem ingerência alguma nesse processo.
Atualizado
Isto foi útil?