Integrando Melhor Envio

Configure sua conta do Melhor Envio e compre etiquetas direto da Troque & Devolva

Observações gerais

Custo extra para utilização da integração

Integração com custo extra: Cada etiqueta emitida pela Troque & Devolva terá custo adicional de R$ 0,50, cobrado junto à mensalidade, valor necessário para garantir a estabilidade e evolução da integração com a Melhor Envio.

Mesmo com o custo simbólico de R$ 0,50 por etiqueta emitida, você ainda economiza em média 40% no valor total dos fretes de devolução. Ou seja: a taxa é mínima diante da economia real que a integração traz.

Na prática, você não está pagando mais, está economizando com inteligência. Esse valor garante a manutenção e evolução da integração com o Melhor Envio, que te dá acesso às transportadoras com as melhores tarifas do mercado.

💡 Exemplo real: Um envio de Cuiabá-MT para São Paulo-SP, com uma caixa de sapato de 500 g, sairia por cerca de R$ 31,55 nos Correios. Com a integração via Melhor Envio na Troque & Devolva, o mesmo envio custa em torno de R$ 16,44:

➡️ Economia: R$ 15,07 em um único frete. Mesmo pagando R$ 0,50 da nossa integração, você ainda economiza R$ 14,57, e isso se repete a cada devolução.

Então, compensa ativar a Melhor Envio? Sim, essa taxa é um pequeno investimento que retorna dezenas de vezes em economia e eficiência.

Como funciona o cálculo de fretes pela Melhor Envio

A integração com a Melhor Envio foi desenvolvida de forma nativa e utiliza um sistema avançado de busca de cotações e de localização de agências próximas ao endereço do consumidor final.

Se você já utiliza os serviços da Melhor Envio, sabe que é necessário um ponto de postagem para a entrega dos pacotes. No caso da logística reversa, esse ponto precisa estar próximo ao endereço do cliente, evitando que ele precise se deslocar longas distâncias para realizar a postagem. Quando o consumidor é obrigado a ir muito longe, a experiência se torna negativa e isso pode gerar reclamações para a sua empresa.

Por isso, o nosso sistema mostra apenas as opções de frete disponíveis em um raio de até 10 km (o que já é bem longe) do endereço do cliente. Sabemos que esse limite ainda pode parecer restritivo, mas ele garante uma melhor experiência para o consumidor. Ainda assim, a decisão final é sua: você define qual transportadora será utilizada para o envio e mostraremos pra o cliente as três agências mais próximas.

Na hora da escolha, é importante não considerar apenas o valor do frete. Pondere também a distância até o ponto de postagem, equilibrando custo e conveniência. Lembramos que, mesmo havendo cotações de determinadas transportadoras na região, elas podem não aparecer no calculador da Troque & Devolva se o ponto de postagem mais próximo estiver a mais de 10 km do endereço do cliente.

Necessidade do cliente imprimir a etiqueta

Assim como nos envios do seu e-commerce, é indispensável a impressão da etiqueta para ser colada no pacote antes do despacho.

Na logística reversa pela Melhor Envio isso também é obrigatório: o cliente sempre precisará imprimir a etiqueta e fixá-la no pacote antes de levá-lo ao ponto de postagem.

Diferente da integração direta com os Correios ou com o nosso serviço de fretes Envie+, que permitem o envio sem a necessidade de etiqueta impressa, os fretes via Melhor Envio exigem esse procedimento.

Portanto, o consumidor precisará imprimir a etiqueta em casa. Isso pode ser um desafio para clientes que não possuem impressora ou acesso fácil a uma.

Saldo necessário para a compra da etiqueta

Nossa integração faz o serviço completo:

  1. Realiza a cotação de fretes, buscando as agências próximas

  2. Realiza a compra da etiqueta utilizando o seu saldo Melhor Envio

  3. Faz o download da etiqueta e disponibiliza para impressão

Para que o processo funcione corretamente, é indispensável que sua conta da Melhor Envio tenha saldo disponível. Se não houver saldo suficiente, o sistema apresentará um erro no momento da compra da etiqueta:

Integrando a Melhor Envio na Troque & Devolva

  1. No Painel Troque & Devolva acesse Configurações > Transportadoras > > Integrar Melhor Envio:

  1. Confirme a sua intenção na tela que apareceu e depois clique em Prosseguir para ser redirecionado ao site da Melhor Envio para autenticar a integração:

  1. No site da Melhor Envio, clique em Li e estou de acordo com os termos. Depois, clique em Autorizar:

  1. Na próxima tela, clique em Avançar:

  1. Em seguida, clique em “Não, usar o endereço selecionado”. Como a postagem será realizada pelo cliente final, esse endereço não terá relevância. O que realmente importa é o endereço do cliente, que será usado para localizar a agência mais próxima.

  1. ATENÇÃO AQUI: Agora, em “Unidade de Postagem”, selecione o primeiro endereço PEGAKI - PONTO PARCEIRO que aparecer. Isso é necessário para que apareçam todas as transportadoras possíveis para habilitar, mas no trabalho do dia a dia, como já mencionado, esse endereço não terá relevância no caso da logística reversa. Selecione sempre todas as transportadoras e todos os serviços disponíveis: Azul Cargo, Buslog, Correios, Jadlog, J&T, LATAM e Loggi.

Depois, desça a tela e habilite todos serviços de fretes possíveis. Por padrão, já estarão todos ativados, mas é bom confirmar:

Por fim, marque a opção Estou ciente das regras e clique em Salvar e Sair.

Pronto, a integração está concluída.

Reinstalando o aplicativo na Melhor Envio

Se por algum motivo você precisar reinstalar a nossa integrção com a Melhor Envio, siga esses passos:

  • Acesse seu painel Melhor Envio

  • Clique em Integrações > Permissões de Acesso

  • Exclua a Troque & Devolva

  • Depois acesse o painel Troque & Devolva

  • Clique em Configurações > Transportadoras

  • Exclua a Melhor Envio

Em seguida, repita o processo de instalação descrito neste manual.

Escolhendo o frete na autorização da solicitação

Depois de integrado com Melhor Envio, na tela de solicitação, durante a autorização de postagem, você verá os fretes disponíveis, a estimativa de preço, de prazo de entrega e a distância da agência mais próxima:

Aguardando a geração da etiqueta

Após autorizar, a solicitação ficará aguardando a liberação da etiqueta e você poderá localizá-la no menu Aguardando > Etiqueta:

A emissão da etiqueta ocorrerá em segundo plano, não é necessário que você faça nada:

Comunicação do cliente quando a etiqueta estiver disponível

Depois de emitida na Melhor Envio, o cliente será comunicado de como proceder para a postagem, incluindo o PDF da etiqueta e a localização da agência ou ponto de coleta mais próximo.

Os dados do envio e o link da etiqueta também ficarão disponíveis nos detalhes da solicitação, dentro do Painel Troque & Devolva:

A solicitação que estiver com a etiqueta emitida será alterada para o status aguardando postagem e o cliente receberá as comunicações por WhatsApp e e-mail:

Como o cliente localizará a agência mais próxima

Na tela de detalhes da solicitação e no e-mail que o cliente recebeu, ao clicar em Localizar Agência, mostraremos automaticamente as três agências mais próximas.

Caso prefira, seu cliente poderá informar outro CEP, por exemplo, o do trabalho ou de outro local onde estará, para visualizar agências mais convenientes para a postagem:

Conciliação de frete após a postagem

O preço mostrado no calculador de fretes é meramente estimativo e utiliza como base as medidas do produto obtidas em seu e-commerce.

Portanto, o valor final do frete só será conhecido quando o cliente realizar a postagem, com a aferição de medidas e pesagem.

É importante sempre orientar seu cliente que, ao devolver a mercadoria, utilize a embalagem original ou a menor possível, pois quanto maior a caixa, maior será o frete cobrado (considerando o volume da embalagem).

As regras para cobrança de valor adicional ou desconto do excedente do custo de frete, após a conciliação, são de inteira responsabilidade da Melhor Envio, seguindo as regras por eles estipuladas. A Troque e Devolva não tem ingerência alguma nesse processo.

Busca ativa de rastreamento Melhor Envio

A integração com o Melhor Envio também traz uma grande vantagem para quem realiza os envios de pedidos pela plataforma.

Mesmo que o seu e-commerce não registre automaticamente a data de entrega, a Troque & Devolva faz isso por você: buscamos ativamente o rastreamento e a data de entrega entre seus envios no Melhor Envio.

Se o pedido tiver ao menos o código de rastreamento cadastrado no e-commerce, nossa integração localiza a entrega e atualiza automaticamente a data na solicitação, tornando a avaliação de procedência muito mais simples e precisa.

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