Reembolso em produto (troca por outro produto)
Sua operação pode trabalhar com troca direta de produtos. Nesse caso, o cliente devolve o produto que não gostou e informa qual deseja receber em troca. Isso é comum quando o cliente quer apenas trocar um tamanho ou uma cor.
Sugestão: ofereça vale-trocas ao invés da troca direta por produto
Em muitas operações, consideramos mais conveniente oferecer um vale-trocas em vez de simplesmente enviar um novo produto.
O custo (pesado) do frete
Quando você opta por aceitar uma troca direta por produto, pode acabar pagando dois fretes: o primeiro ao autorizar a devolução e o segundo ao enviar o novo produto. A menos que você cobre o frete, essa pode não ser uma boa estratégia.
Naturalmente, se você trabalha dessa maneira, já deve ter calculado o impacto do custo extra de frete em sua operação.
Aumento do ticket do pedido
Se você não oferece um vale-trocas, o cliente não poderá optar por outro produto de maior valor ao realizar uma nova compra. Caso o valor do novo produto seja inferior ao do cupom, ele terá que adquirir algo a mais para não perder dinheiro.
Além disso, em uma nova compra, o cliente arcará com o custo do novo frete, fazendo com que sua empresa pague apenas o frete de retorno.
Registrando o envio do novo produto
Ao selecionar a forma de pagamento envio de produto, um formulário será exibido.
Se você não puder fazer o envio imediatamente ou precisar que outra pessoa o faça, use a opção de agendamento.
Escolha uma data futura para "data de postagem" e o sistema entenderá que é um agendamento. O botão mudará para "agendar encerramento".
Não se esqueça de configurar o e-mail automático de Troca por produto realizada, dentro das configurações do painel Troque & Devolva.
Em seguida, clique em "encerrar solicitação" ou "agendar encerramento", conforme o caso.
Se agendado, volte mais tarde para preencher os dados faltantes e encerrar a solicitação quando o envio for realizado.
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