Pagando uma solicitação (encerrando)
Realizar o pagamento ou agendamento dos pagamentos de uma solicitação.
1. Listando as solicitações para pagamento
Após a conferência de estoque ou nos casos em que a solicitação for autorizada sem envio, ela será encaminhada automaticamente para o status Para Pagamento.
Ao clicar, uma lista será exibida com todas as solicitações que precisam de pagamento:

2. Confirmando o valor do pagamento
Ao selecionar uma delas, você verá um resumo dos valores, incluindo:
Total dos produtos
Valor do frete
Valor do incentivo (se houver)
Total a pagar
Na sequência, serão exibidas as formas de pagamento disponíveis, conforme configurado na sua conta.

Você poderá clicar em Somar Frete para que o valor do frete seja adicionado ao total a pagar:

3. Informando os pagamentos
Para informar um pagamento, clique sobre o nome do pagamento desejado e preencha as informações exibidas na tela.
O campo comentário/observação é exibido para o cliente.


4. Criando múltiplos pagamentos na solicitação
Em algumas situações, o cliente pode optar por trocar alguns produtos e devolver outros dentro da mesma solicitação.
Nesses casos, você pode clicar em Dividir em mais pagamentos e informar outra forma de pagamento no mesmo pedido.

Serão exibidos os campos da nova forma de pagamento, onde você poderá preencher os dados correspondentes:

4.1 Inserindo o valor de cada pagamento
Ao dividir o pagamento, será necessário informar o valor de cada forma de pagamento.
O primeiro pagamento virá automaticamente com o valor total devido. Então, edite os valores para distribuí-los corretamente entre os pagamentos criados.

4.2 Conferência dos valores dos pagamentos
A tela exibirá o valor total dos pagamentos inseridos e informará se há diferença a menor ou a maior.
O sistema não impede que você salve com valores incorretos, portanto, fique atento aos avisos exibidos antes de concluir.
Exemplo de valor faltando:

Exemplo de favor em excesso:

Após deteminar as formas de pagamento, informe se você já realizou os pagamentos e clique em Encerrar Agora.
4.3 Como aparece para o cliente no autoatendimento
O consumidor verá uma lista com quantos forem os pagamentos que você realizou na solicitação.

5. Salvando os pagamentos ainda não realizados
Você pode pré-definir as formas de pagamento para o pedido, deixando-as registradas para serem realizadas futuramente ou para facilitar o trabalho do responsável pelos pagamentos.
Para isso, selecione a forma de pagamento desejada e deixe desmarcado o botão "Pago".
Nesse caso, o botão de finalização aparecerá como Salvar (e não Encerrar).

Ao salvar, a solicitação será movida para o menu "Aguardando pagamento", até que todos os pagamentos sejam marcados como pagos.
6. Anexando comprovantes
Ao criar o pagamento, clique sobre o botão "Anexar". Depois, selecione em seu computador o comprovante de pagamento desejado:

Ao salvar, o comprovante será registrado no sistema.
Este arquivo será enviado por e-mail para o consumidor (como anexo):

E também ficará no histórico da solicitação, no Painel Troque e Devolva:

7. Aprendendo cada uma das formas de pagamento
Descubra os detalhes para cada uma das formas de pagamento disponíveis:
8. Encerramento silencioso sem comunicar o cliente
Por padrão, a Troque & Devolva envia uma notificação ao consumidor sempre que a solicitação é encerrada com um pagamento — seja por e-mail ou WhatsApp, conforme suas configurações ativas.
Na tela de encerramento, você verá a opção "Notificar cliente". Se preferir que o cliente não receba a comunicação, basta desmarcar essa opção antes de concluir.

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