Pagando uma solicitação (encerrando)

Realizar o pagamento ou agendamento dos pagamentos de uma solicitação.

1. Listando as solicitações para pagamento

Após a conferência de estoque ou nos casos em que a solicitação for autorizada sem envio, ela será encaminhada automaticamente para o status Para Pagamento.

Ao clicar, uma lista será exibida com todas as solicitações que precisam de pagamento:

2. Confirmando o valor do pagamento

Ao selecionar uma delas, você verá um resumo dos valores, incluindo:

  • Total dos produtos

  • Valor do frete

  • Valor do incentivo (se houver)

  • Total a pagar

Na sequência, serão exibidas as formas de pagamento disponíveis, conforme configurado na sua conta.

Você poderá clicar em Somar Frete para que o valor do frete seja adicionado ao total a pagar:

Também é possivel somar o valor dos descontos concedidos. Isso evita problemas em casos de pagamentos via crédito em loja (vale-trocas), pois, se o desconto não for incluído no cálculo, o cliente pode não conseguir recomprar o mesmo produto em outro tamanho/cor, especialmente quando teve algum benefício de primeira compra.

Essa opção Somar desconto vem automaticamente marcada quando você ativou essa configuração em configurações de cálculos nas Regras de Troca.

3. Informando os pagamentos

Para informar um pagamento, clique sobre o nome do pagamento desejado e preencha as informações exibidas na tela.

4. Criando múltiplos pagamentos na solicitação

Em algumas situações, o cliente pode optar por trocar alguns produtos e devolver outros dentro da mesma solicitação.

Nesses casos, você pode clicar em Dividir em mais pagamentos e informar outra forma de pagamento no mesmo pedido.

Serão exibidos os campos da nova forma de pagamento, onde você poderá preencher os dados correspondentes:

4.1 Inserindo o valor de cada pagamento

Ao dividir o pagamento, será necessário informar o valor de cada forma de pagamento.

O primeiro pagamento virá automaticamente com o valor total devido. Então, edite os valores para distribuí-los corretamente entre os pagamentos criados.

4.2 Conferência dos valores dos pagamentos

A tela exibirá o valor total dos pagamentos inseridos e informará se há diferença a menor ou a maior.

Exemplo de valor faltando:

Exemplo de favor em excesso:

Após deteminar as formas de pagamento, informe se você já realizou os pagamentos e clique em Encerrar Agora.

4.3 Como aparece para o cliente no autoatendimento

O consumidor verá uma lista com quantos forem os pagamentos que você realizou na solicitação.

5. Salvando os pagamentos ainda não realizados

Você pode pré-definir as formas de pagamento para o pedido, deixando-as registradas para serem realizadas futuramente ou para facilitar o trabalho do responsável pelos pagamentos.

Para isso, selecione a forma de pagamento desejada e deixe desmarcado o botão "Pago".

Nesse caso, o botão de finalização aparecerá como Salvar (e não Encerrar).

Ao salvar, a solicitação será movida para o menu "Aguardando pagamento", até que todos os pagamentos sejam marcados como pagos.

Importante: O cliente não é informado sobre o agendamento. Ele só receberá a confirmação de conclusão após todos os pagamentos serem efetivados.

6. Anexando comprovantes

Ao criar o pagamento, clique sobre o botão "Anexar". Depois, selecione em seu computador o comprovante de pagamento desejado:

Ao salvar, o comprovante será registrado no sistema.

Este arquivo será enviado por e-mail para o consumidor (como anexo):

E também ficará no histórico da solicitação, no Painel Troque e Devolva:

7. Aprendendo cada uma das formas de pagamento

Descubra os detalhes para cada uma das formas de pagamento disponíveis:

8. Encerramento silencioso sem comunicar o cliente

Por padrão, a Troque & Devolva envia uma notificação ao consumidor sempre que a solicitação é encerrada com um pagamento — seja por e-mail ou WhatsApp, conforme suas configurações ativas.

Na tela de encerramento, você verá a opção "Notificar cliente". Se preferir que o cliente não receba a comunicação, basta desmarcar essa opção antes de concluir.

Atualizado

Isto foi útil?